quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


FATALIDADE: Grave acidente na RN 041 mata jovem Curraisnovense

FOTO: SITE JEAN SOUZA.COM
Por Sd PM J. Júnior
Fonte e fotos: J. Júnior
Por volta das 18h40 desta quinta-feira (28/02/2013) um grave acidente foi registrado na RN 041, de frente a Fazenda Furna da Onça há cerca de 06 Km de Currais Novos e vitimou fatalmente o jovem EDVÂNIO MEDEIROS APRÍGIO DE 22 ANOS que pilotava uma moto Yamaha Factor 125cc de placa NNR- 9829/Currais Novos.
O jovem seguia sentido Lagoa Nova com a namorada, JOSEANA SUERDA DE MACEDO DE 23 ANOS no garupa da motocicleta quando bateu na traseira de um veículo não identificado, que segundo uma testemunha, trata-se de um trator com um reboque carregado de capim e sem nenhuma sinalização. Essa mesma testemunha disse aos policiais que por pouco não bateu nesse mesmo trator minutos antes.
A RN 041 não tem acostamento e é considerada uma rodovia de alta periculosidade cheia de curvas e ladeiras onde já se registraram inúmeros acidentes com vítimas fatais. O jovem usava capacete, mas sofreu uma forte pancada na cabeça que chegou a partir o capacete. Ele trabalhava na empresa Rede Mais Venâncio e era muito conhecido em Currais Novos. Sua namorada, que também usava capacete, foi socorrida para o Hospital Regional de Currais Novos, onde ficou internada em observação, mas não corre risco de morte.
A Polícia Militar foi acionada e isolou o local com ajuda de Policiais do 2ºGPRE, tendo e vista que o corpo ficou em cima da via e apenas uma das mãos foi liberada para o tráfego.
O ITEP foi acionado para fazer a remoção do corpo.
A os familiares os votos de pesar nesse momento difícil e que Deus conforte os seus corações.

Fonte: 3ª CIPM CURRAIS NOVOS
ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL AGORA A POUCO NA FURNA DA ONÇA, ESTRADA DE LAGOA NOVA, MOTO BATE NA TRAZEIRA DE UM TRATOR, O CORPO ESTÁ NO LOCAL, DETALHES DENTRO DE INSTANTES

Luto na REDEMAIS VENÊANCIO, seu colaborador EDIVANIO MEDEIROS faleceu na noite deste 28 de fevereiro em um grave acidente.

Edivaldo tinha apenas 24 anos e trabalhava no setor de verdura da Rede Mais Venâncio. 


CAPS “Maria Vênus Cunha” retoma atividades

O Centro de Atenção Psicossocial “Maria Vênus Cunha” retomou suas atividades nesta quarta-feira, 27, com a apresentação de toda a equipe aos usuários do centro.
O CAPS conta com 175 usuários de oito cidades (Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, Acari, Bodó, Florânia, São Vicente e Currais Novos) que são beneficiados com atendimentos psicológicos diários, de forma individual, em grupo e familiar, além de várias atividades como arte terapia e projetos de geração de renda (serigrafia, corte e costura, artesanato, produção de sabonetes, oficinas de música, dança e alongamento, rádio e leitura). Um dos atendimentos prestados no CAPS é a auriculoterapia, acupuntura realizada em alguns pontos da orelha como forma de amenizar dores de cabeça, ansiedade e insônia.
De acordo com a assistente social e responsável técnica pelos projetos do CAPS, Paula Érika, novas atividades serão desenvolvidas pelo centro este ano, como oficina de fotografia e poesia, que serão realizados pelo Casarão de Poesia com recursos do projeto BNB de Cultura, e o “Loucos por Diversidade”, projeto do Ministério da Saúde que realiza oficinas de geração de renda e cultura como produção de chocolates, sabonetes e essências, mosaico, serigrafia e corte e costura com customização de camisetas. O CAPS “Maria Vênus Cunha” conta com assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista, psiquiatra, arte-terapeuta, enfermeira, e equipe de apoio.
O atendimento à população acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, na sede do centro (Rua João Alfredo – 670), e prioriza usuários neuróticos e psicóticos graves.
Fonte: Vlaudey Liberato

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013



“Em menos de 60 dias tivemos grandes conquistas na secretaria de saúde”, disse Tércia Lêda

Aconteceu nesta terça-feira, 26, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES Currais Novos, o I Seminário de Planejamento e Avaliação da Saúde de Currais Novos. O encontro, que é organizado pela secretaria municipal de saúde, conta com a participação dos funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Policlínica, Programa Saúde da Família e dos profissionais da saúde.
Na abertura do encontro, estiveram presentes o prefeito Vilton Cunha, o ex-prefeito Zé Lins, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Sousa, e as vereadoras Maria Aparecida e Josefa Moura. “Em menos de 60 dias de gestão, a prefeitura municipal através da secretaria de saúde, realizou grandes ações no nosso município”, disse a secretária Tércia Lêda.
TRABALHO
Entre as conquistas a secretária destacou a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), de 40% para 60%, com o apoio de duas médicas aprovadas no Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica); descentralização do agendamento das consultas especializadas e exames de média complexidade, acabando com as filas na Policlínica, e a Central Reguladora dos exames de alta complexidade, servindo de suporte para as cidades circunvizinhas.
A secretária informou que um grupo piloto de combate ao tabagismo será implantando no Hospital Regional de Currais Novos em março, onde os profissionais da saúde serão capacitados por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde para realizarem as ações. O prefeito Vilton Cunha disse que ainda neste semestre será implantado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que é um dos requisitos para a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e a construção de 6 academias de ginástica, que serão distribuídas pelos bairros da cidade. “Nosso município tem que priorizar a saúde e educação, pois estes são os pilares da vida de qualquer pessoa”, disse. Após os pronunciamentos teve início a palestra “Políticas de Saúde no Brasil: Conquistas e Desafios”, com o Dr. Petrônio Souza.
CAPS AD
A Secretaria municipal de Saúde iniciará em breve o atendimento a dependentes de álcool e drogas na sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), sendo este o primeiro passo para a implementação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). “Estamos preocupados com este crescimento no número de dependentes químicos no município, e o CAPS AD irá ajudar no tratamento dessas pessoas”, disse Tércia. A instalação do CAPS AD no município acontecerá após uma reavaliação do CAPS no município, apresentação da proposta à Bipartite (Comissão Intergestores), e posteriormente, ao Ministério da Saúde.
Prefeito Vilton Cunha falando aos presentes
Fonte: Vlaudey Liberato

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



DEPUTADO EZEQUIL PRESTEGIA SOLENIDADE
DA SAÚDE E HABITAÇÃO EM CURRAIS NOVOS
O deputado Ezequiel Ferreira passou a manhã em Currais Novos, acompanhando o prefeito Vilton Cunha em solenidades da prefeitura. O ex-prefeito Zé Lins, também acompanhou o deputado. No auditório da UFRN Currais Novos, participaram da abertura do I Seminário de Planejamento e Avaliação da Saúde do município. Também cumpriram agenda no Centro de Convivência do Idoso, onde aconteceu a formalização dos contratos para a construção das 50 casas, que serão construídas no bairro José Bezerra.
Ezequiel se colocou a disposição para ajudar Currais Novos. “Chego hoje aqui e vejo em menos de dois meses de gestão, uma preocupação com o déficit habitacional. 50 famílias que serão beneficiadas com sua casa própria. Na Saúde, a gestão Vilton já realiza exames de alta complexidade, que estavam paralisados desde outubro do ano passado. Também já funciona o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, o CAPS AD, importante para a conscientização contra as drogas”, comentou.
No Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício deste ano, Ezequiel alocou recursos para pavimentação de ruas, que ainda não foram pavimentadas em Currais Novos. 

Fonte: Acessória Dep. Ezequiel Ferreira 


José Vanildo homenageia ex-governador e taça conquistada pelo Santa Cruz se chamará Iberê Ferreira de Souza

Imprimir
PDF
josevanildo_fnfO presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, confirmou que virá a Santa Cruz para entregar a taça da Copa FNF ao Santa Cruz na próxima quarta-feira. A informação foi confirmada através de entrevista a Rádio Santa Cruz AM.
Além disto, José Vanildo fará uma homenagem ao ex-governador Iberê Ferreira e o nome da taça será Governador Iberê Ferreira de Souza. "Estarei em Santa Cruz para entregar a taça e homenagear o ex-governador que vem lutando pela vida a cada dia", destacou o presidente da FNF.
A partida da próxima quarta-feira será contra o Corintians de Caicó e promete muita festa no Iberezão já que o time conquistou de forma antecipada a Copa FNF, fase preliminar do Potiguar 2013.
Fonte: Edpo Natan


Nelter solicita ao Governo do Estado ônibus escolar para seis municípios do Seridó‏


Atendendo a uma solicitação dos prefeitos Elídio Queiroz (Jardim de Piranhas), Fátima Araújo (Ouro Branco), Arimateia Braz (São Rafael), Tinhá (Bodó), Antonio de Narciso (Paraú) e Gildenor (Triunfo Potiguar), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) está solicitando ao Governo do Estado, um ônibus escolar para cada um dos seis municípios.
Nelter justifica que “esses seis municípios do Seridó também merecem transporte escolar digno, por isso estamos solicitando ao Governo do Estado, para na próxima remessa, repassar um ônibus para cada município”.


Em Currais Novos, dobradinha de Felipe Maia deverá ser com Carlson Gomes

O deputado federal Felipe Maia (DEM) está mesmo disposto a investir em dobradinhas no Seridó. Em Caicó, já fez o convite oficial a médica Verônica Alcântara no último sábado (23), quando acompanhou a entrega de ônibus escolares pela governadora Rosalba. O convite foi durante almoço na residência de Silvio Santos e Malvina, membros da cúpula caicoense do DEM.
O senador José Agripino, pai de Felipe ratificou o convite a Alcântara. Além de Caicó, Felipe também quer uma dobradinha em Currais Novos, e o nome já foi definido. Será o atual diretor do IPEM, Carlson Gomes, filho do ex-prefeito Geraldo Gomes. Carlson estava em Caicó, acompanhando Felipe e Agripino.

Fátima Bezerra e o reitor do IFRN visitam terrenos para construção do IFRN em Parelhas

6431
A cidade de Parelhas recebeu na manhã desta segunda-feira (25), a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e o Reitor do IFRN do RN, Belchior de Oliveira Rocha, que junto ao prefeito Francisco Medeiros, visitaram seis possíveis terrenos que poderão abrigar as instalações do Campus. Também acompanhou a visita os prefeitos Adriano Gomes (Santana do Seridó), Noeide Sabino (Equador), professores do IFRN do Campus de Caicó, secretários municipais, vereadores, autoridades e os proprietários dos terrenos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia oferecerá Cursos Técnicos, a Distância e Cursos Superior Presencial. Com esse novo modelo implantado pelos IFRN'S Parelhas ganhará não só o IFRN, mas a tão sonhada Universidade.
Francisco comemorou a notícia já que enquanto vereador em 2001 iniciou a luta pela vinda do Instituto para Parelhas, e agora na condição de prefeito tem a possibilidade de inaugurar o Campus: “Eu estou muito feliz, e faço questão de inaugurar na minha gestão esse Campus, que somente engrandecerá a educação de Parelhas e de todo o Seridó”, disse. Após as visitas aos terrenos, todos se reuniram no Gabinete do Prefeito e em seguida um almoço foi servido aos presentes.
Fonte: Marcos Dantas


Juiz determina nomeação de delegados, escrivães e agentes


O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Bruno Lacerda Bezerra, deu provimento a recurso interposto pelo Ministério Público e determinou que o Estado efetue a nomeação de, no mínimo, o número de cargos previstos no edital do Concurso da Polícia Civil realizado em 2010. Com isso, o Executivo está obrigado a convocar pelo menos 68 delegados, 107 escrivães e 263 agentes de polícia civil
O magistrado destacou que levou em consideração os cargos vagos desde à época da publicação do edital (5 de dezembro de 2006), excluindo do total os números correspondentes às nomeações derivadas da vacância de funções por morte, exoneração ou aposentadoria dos antigos ocupantes. A decisão é de sexta-feira (22).
A Ação Ordinária com pedido de tutela antecipada foi interposta originalmente pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN) em face do Estado. A Adepol alegou, em síntese, a necessidade de nomeação dos candidatos aprovados para os cargos que obtiveram êxito no concurso público iniciado através do Edital nº 001/2008, cujo resultado foi homologado por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) de 16 de dezembro de 2010.
De acordo com o exposto, a situação da segurança pública no Rio Grande do Norte, com o aumento alarmante da violência e criminalidade, tem gerado infortúnios irreparáveis para a população. E citou a cumulação de diversas delegacias por um único profissional, detalhando que há delegados respondendo por mais de 20 delegacias ou por circunscrições que chegam a abranger mais de 100.000 habitantes.
Essa é a terceira decisão favorável somente no que diz respeito à Ação Ordinária. Mas o Estado tem recorrido sucessivamente dessas decisões.
Fonte: TJ/RN

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013




O Louvor do Germinar em Santo André 

A convite dos Associados Amor Divino, sob a coordenação do casal Victo Rudá e Jariana, neste sábado (24) o Grupo “Germinar” realizou um Louvor na comunidade Santo André, no município de Currais Novos.
Antes houve missa celebrada pelo padre Welson Rodrigues.
Em seguida, o Louvor, contando com as presenças das Irmãs Filhas do Amor Divino: Eliane, Maria José, Francisca, Vera e Reginalda, que contaram das experiências na vida religiosa.
Fonte: Vlaudey Liberato

Potyguar empata com o Coríntians e permanece na lanterna

O Campeonato Potiguar teve mais uma rodada neste domingo.
O primeiro colocado – que não poderá ser mais alcançado na última rodada, na próxima quarta-feira (27) – é o Santa Cruz.
O tricolor venceu o Assu por 1 x 0, em Assu, chegando aos 27 pontos. Não poderá mais ser alcançado pelos demais adversários.
O Potyguar de Currais Novos, empatou em 1 x 1 com o Coríntians, em seu campo.
A classificação ficou assim:
1 Santa Cruz – 27 pontos
2 Potiguar-M – 23
3 Baraúnas – 23
4 Alecrim – 21
5 Corintians – 16
6 Assu – 15
7 Palmeira de Goianinha – 11
8 Potyguar-CN – 9

domingo, 24 de fevereiro de 2013

sábado, 23 de fevereiro de 2013



Violência contra a mulher no RN praticamente dobra no final de semana

Casos de violência contra a mulher quase duplicam nos fins de semana em Natal, segundo a titular do Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Natal, juíza Maria Socorro Pinto.
“É porque, nesses dias, se torna mais fácil o contato da companheira com o agressor, no caso, o companheiro dela. E o hábito de beber também se amplia no final de semana”, comenta.
A magistrada acrescenta que a média de registros é de 30 a 40 novos casos durante a semana, que podem duplicar nos plantões dos sábados e domingos. “Mas, esse número é muito variável. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos”, diz.
Ela revela também que o problema não se restringe às classes mais carentes.  “Podem pensar que é mais nas classes mais carentes. Mas, o problema não se restringe ao poder econômico”, diz.
Isso levou a quase 5 mil o número de processos de violência contra a mulher no Juizado Especial de Natal, de março de 2008 há até dois anos, quando a unidade conseguiu reduzir esse montante para três mil processos.
“São muitos novos casos a cada dia, mas estamos conseguindo reduzir isso, fazendo a audiência, a instrução e o julgamento no mesmo dia”, explica a juíza.

Fonte: Seridó 190

TRE nega recurso de Joci Lins que pedia reformulação por condenação de divulgação de pesquisas sem registro

6395Prefeito Joci Lins
Em novembro do ano passado, o Blog noticiou que o juiz da 21ª Zona Eleitoral, João Eduardo Ribeiro de Oliveira acatou Representação do Ministério Público Eleitoral e condenou o prefeito de São Vicente, Joci Lins (PMDB) ao pagamento de multa de 55 mil reais.
Pesou contra Joci Lins o discurso feito em comício, na presença de lideranças políticas do Estado, onde divulgou suposta pesquisa por ele contratada, com menção a números e percentual de diferença, sem, no entanto, providenciar o seu devido registro na Justiça Eleitoral, incorrendo na conduta ilícita prevista no art. 33, §3º, da Lei n.º 9.504/97.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apreciou essa semana, o Recurso Eleitoral Nº 289-83.2012.6.20.0021, protocolado pela defesa do prefeito de São Vicente. Os juízes da Corte Eleitoral, por maioria de votos, em acordo com o parecer ministerial, negou provimento ao recurso de Joci Lins, nos termos do voto do relator e das notas de julgamento, partes integrantes da presente decisão. Vencido o Juiz Artur Cortez, que conhecia e dava provimento ao recurso.
Fonte: Marcos Dantas



Justiça determina nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil

http://soldadoglaucia.files.wordpress.com/2012/12/pcrn.jpg

A presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do RN – Adepol, Ana Cláudia Saraiva, comemora a decisão do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, da 1a Vara da Fazenda Pública, que determinou o preenchimento dos cargos vagos constantes no edital do concurso da Polícia Civil. São 68 delegados, 107 escrivães e 263 agentes. 
A decisão deixa claro que as reposições feitas aos cargos desocupados por morte e falecimento não deverão ser contabilizados. “Nós seguimos firmes na luta para que o Governo cumpra essa decisão. As nomeações são imprescindíveis para a implementação das metas e projetos traçados para avanço e melhoria da instituição.
A demanda de trabalho na capital e interior do Estado é imensa, cresce a cada dia, sem que tenhamos estrutura e efetivo suficiente para investigação dos crimes”, afirma a presidente Cláudia Saraiva.

Fonte: Eduardo Dantas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Prefeito visita Creche “Edinólia Melo”

Entre as solicitações da coordenadora da creche, Angelucia Pereira, a construção de um parque para atividades recreativas. “Temos o compromisso com a educação, e cuidar das crianças é pensar no futuro”, disse o prefeito.

Gil Rugai é condenado a 33 anos e 9 meses pela morte do pai e da madrasta
  • Além de homicídio duplamente qualificado, ele também foi condenado por estelionato

  • SÃO PAULO - O conselho de sentença - formado por cinco homens e duas mulheres - decidiu pela condenação, nesta sexta-feira, do ex-seminarista Gil Rugai. Ele foi considerado culpado pelo assassinato do pai, Luis Carlos Rugai, 40, e da madrasta, Alessandra Troitino, em 28 de março de 2004, na Zona Oeste de São Paulo. Gil Rugai também foi condenado por estelionato, por desfalcar a empresa do pai, uma produtora de vídeos. As condenações somaram 33 anos e nove meses de prisão. A sentença foi lida no fim da tarde desta sexta-feira, pelo juiz responsável pelo caso, Adilson Paulkoski Simoni. Gil Rugai ainda não foi preso, pois ainda há possibilidade de recurso.
    A acusação comemorou o resultado, se dizendo aliviada e emocionada.
    - Me chamaram de ridículo. Me humilharam, disseram essa semana que o meu trabalho foi pífio. Estou emocionado e aliviado. Faz tempo que não vejo minha família. Estou cansado. A condenação foi justa, adequada. Dever cumprido - disse o promotor Rogério Leão Zagallo, que, questionado se este seria o caso de sua vida, acrescentou:
    - O próximo será o caso da minha vida.
    Os advogados de Gil Rugai ainda não se manifestaram, mas foram aplaudidos no fórum por um grupo de estudantes de direito.
    O julgamento, que ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, teve debates entre acusação e defesa. O réu chegou por volta das 10h ao local e entrou pelos fundos do prédio. O sessão recomeçou às 10h56m. O debate teve início com o promotor. Ao chegar ao Fórum da Barra Funda, ele declarou que espera que Gil saia do tribunal do júri “condenado e preso”. Zagallo começou lendo o depoimentos de testemunhas na época do inquérito policial. Zagallo quis demonstrar que Gil Rugai era agressivo e revanchista. O promotor deu destaque para dois depoimentos. Um era o de um funcionário da produtora. Gil Rugai disse a ele, numa conversa de bar, segundo o depoimento, que seria melhor que o pai morresse. Outro depoimento é o da gerente de um banco, que falou que a empresa de Rugai tinha problemas por falsificação de cheques.
    - Gil Rugai disse a amigos: - Eu seria mais feliz se meu pai morresse - disse o promotor.
    Em sua participação, o promotor de Justiça disse não haver dúvidas que Gil Rugau era culpado pelos assassinatos do pai e da madrasta, e que os matou por ter falsificado cheques da empresa de Luis Carlos, causando um desfalque de cerca de R$ 100 mil. Disse, ainda, que o crime não pode ter sido cometido por outra pessoa que não o réu.
    Em seguida, o advogado Marcello Feller fez questão de dizer aos jurados o quanto eles eram importantes e criticou o promotor.
    - Vamos falar de provas, porque a acusação só falou do perfil do Gil.
    Em seguida, o defensor apresentou uma linha do tempo, tentando mostrar aos jurados a cronologia do crime. O promotor decidiu não pedir tréplica. Com isso, após uma pausa para o almoço, o conselho de sentença se reunirá para decidir sobre o futuro do réu.
    Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta há nove anos, foi interrogado nesta quinta-feira. Ele admitiu ter tido desentendimentos com as vítimas, disse que nunca teve uma arma e negou o crime.
    Durante quatro horas, Gil Rugai respondeu às perguntas do juiz, dos advogados e da acusação. A defesa tentou mostrar que a reunião que o réu teria tido com o pai cinco dias antes do crime nunca aconteceu.
    Um funcionário da produtora de Luiz Carlos Rugai disse à polícia que pai e filho haviam brigado nesse encontro. Depois dessa reunião, Luiz Carlos teria decidido trocar as chaves da porta da produtora.
    O réu alegou que o encontro nunca aconteceu e disse que, naquele horário, ele e o pai jantaram juntos em um restaurante na Avenida Paulista. A defesa apresentou como prova a lista de telefonemas feitos e recebidos por Gil Rugai naquele dia.
    De acordo com os advogados, no horário da suposta reunião, Gil Rugai estava longe da produtora. A defesa também levantou a suspeita de que esse funcionário pode ter sido o autor do crime, e disse que vai usar essa tese durante os debates finais.
    Gil Rugai parecia calmo durante todo o interrogatório e também se mostrou bastante articulado ao responder as perguntas, mas não utilizou todo tempo que lhe foi concedido para fazer uma defesa veemente de sua inocência.
    Perguntado pelo juiz se tinha algo mais a dizer, falou apenas: - Eu acho que dizer que sou inocente não vai adiantar muito. O juiz respondeu que “já é alguma coisa”.
    Antes disso, o juiz questionou se ele tinha ideia de quem poderia ter motivos para matar o pai e a madrasta. Gil respondeu que, quando estava preso, pensou muito sobre o assunto, mas que começou a ficar paranoico e desistiu de descobrir quem seriam os assassinos



DESCASO

Teto de sala da UFRN desaba e alunos protestam na internet


No Brasil, não é só a saúde e segurança que estão falidas, a educação também passa por vários problemas, que vão dos salários dos professores até a estrutura física oferecida pelo serviço público. O défice é tão grande que nem os universitários estão imunes do descaso proporcionado pelo serviço público. 

A UFRN vem passando por vários problemas. Na noite desta quinta-feira, (21), caiu o teto de gesso de uma das salas onde estava havendo aula da turma de Letras. Por pouco os destroços não atingiram os alunos.

Após o incidente, universitários e internautas começaram uma campanha no Facebook denunciando a situação.

Pois é, como vocês mesmos podem ver. Isso aconteceu hoje a noite durante uma aula da turma de Letras. Há tempos todo o forro das salas do Bloco "C" estão pedindo socorro, onde em vários casos algumas partes simplesmente caíram. Hoje a sala estava sendo ocupada, e por sorte não atingiu ninguém, mas vem aquela questão. Se tivesse atingido? No Brasil as coisas funcionam desta forma, deixam primeiro as coisas acontecerem para depois tomarem as devidas providências, vivemos num país de céticos, é isso mesmo? Bem, esperamos (só esperamos mesmo) que esses problemas sejam resolvidos para que não aconteça algo de mais grave”, informavam os alunos indignados com o descaso que aflige a UFRN.

Fonte: Jean Souza


Vereadores, ex-vereador e ex-prefeitos de Acari são investigados pela Justiça


Após mais de cinco horas, foi encerrada nesta quarta-feira (20), no Fórum de Acari, a audiência referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE nº 225-70.2012.6.20.022) movida contra os vereadores Stella Fernandes e Zuil Ribeiro, o ex-vereador Luiz Cassemiro e os ex-prefeitos José Fernandes e Salésia Fernandes contra suposto abuso de poder econômico, gastos ilícitos de campanha e captação ilícita de sufrágio nas eleições municipais de 2012.
A ação tem como autores os ex-vereadores Ari do Hospital – atual secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento – e José Gentil, além de José Umberto dos Santos e a Coligação Acari Melhor para Todos (PMDB/PMN/DEM/PCdoB/PP), que requerem a cassação dos mandatos e inelegibilidade dos investigados, bem como a anulação dos votos destinados a eles.
O processo foi criado após a busca e apreensão expedida pela Justiça Eleitoral e realizada pela Polícia Federal nas residências dos réus no dia 05 de outubro, dois dias antes das eleições. Dezenas de testemunhas foram interrogadas e ouvidas pelos advogados durante a audiência. Caberá ao juiz da 22ª Zona Eleitoral, Witemburgo Gonçalves de Araújo, decidir sobre o caso nos próximos dias.
Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013




Programa “Minha Casa Minha Vida 2” beneficiará 50 famílias em Currais Novos


O programa habitacional do Governo Federal, “Minha Casa Minha Vida 2”, será implementado em Currais Novos este semestre e irá beneficiar 50 famílias. De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), o programa irá construir moradias para famílias com renda mensal bruta até R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais).
As unidades habitacionais ficarão localizadas no Conjunto Imaculada Conceição, no bairro José Bezerra, e a construção será acompanhada pela Prefeitura Municipal de Currais Novos e administrada pela Companhia Hipotecária Brasileira.
Padrão 
Todas as unidades serão padronizadas, com 44m², compostas por: 1 sala, 1 cozinha, 1 banheiro, 3 dormitórios e área interna com tanque. O piso será de cerâmica em toda a casa com portas e espaço físico com acessibilidade. O projeto deverá ser acompanhado de algumas ações de infraestrutura, como a execução da rede de esgotos, da pavimentação e arborização.
Acompanhamento 
O programa conta com a implementação de um Projeto Social que deverá ser realizado de forma contínua a partir do início das obras, que será acompanhado pela assistente social do município.
Na próxima terça-feira, 26, acontecerá a segunda reunião com as famílias beneficiadas, e contará com a presença do prefeito Vilton Cunha, do secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza, representantes da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), e da construtora. Na reunião será formalizada a liberação para o início das obras com a assinatura dos contratos pelos beneficiários.
Fonte: Vlaudey Liberato

 JUIZ  ACREDITA EM RESULTADOS PRÁTICOS



Em entrevista ao canal 4 da Sidy’s Tv a Cabo, o Juiz Dr. Marcus Vinícios disse que as audiências públicas sobre o combate a violência e as drogas no município de Currais Novos são importantes, mas só acredita em soluções práticas e fez um desafio aos poderes e a população para promoverem  providências que tragam resultados.




Formado o grupo de trabalho que vai propor soluções para a segurança pública de Currais Novos

O grupo de trabalho da segurança é formado por:
- João Gustavo e Edna Dantas (Prefeitura de Currais Novos)
- Izinho Brandão e Odon Júnior (Câmara Municipal)
- Loura e Marinalva (CDL)
- Helder Araújo (Sindicato dos Comerciantes e Varejistas)
- Jamerson e Manoel (Conselho Tutelar)
- Adaildo Pereira, Barreto, Pastor Jocélio (Igrejas Católica e Evangélica)
- Delegado Petrus (Polícia Civil)
- Adaildo e Nascimento (Polícia Militar)
- João e Gilbener (Polícia Rodoviária Federal)
- Tenente Cirne (Polícia Rodoviária Estadual)
A próxima reunião do grupo será no próximo dia 27 de fevereiro, às 15h, no salão nobre da Prefeitura de Currais Novos.
Principais pontos da reunião de ontem na prefeitura:
Participaram os dirigentes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Comerciantes Varejistas, Projeto Ágape, Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Associação dos Policiais, Bombeiros e Militares do Seridó, Câmara Municipal, Conselho Tutelar, as secretarias municipais de educação, infraestrutura, agricultura, trabalho, habitação e assistência social, finanças, Procuradoria do Município, OAB, e imprensa.
Monitoramento 
Uma das alternativas apresentadas pela CDL é a instalação de um sistema de monitoramento nos pontos estratégicos da cidade, o que contribuiria no trabalho das polícias. “Estamos vivendo uma situação diferente, onde há uma fábrica de traficantes na nossa cidade, e se não minimizarmos esse problema, não tem quem solucione”, disse o Pastor João Batista. “Essa briga não é apenas do setor público, mas de toda a sociedade”, finalizou.
Providências do Município 
O Prefeito Vilton Cunha disse que uma das metas de seu governo é a implantação de um CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), para ajudar no tratamento dos dependentes químicos, principalmente os usuários de drogas, onde a cada ano o número só aumenta. “Até o próximo ano, nossa meta é que todas as escolas municipais sejam de tempo integral, fazendo com que nossas crianças fiquem mais tempo nas escolas praticando atividades educacionais, esportivas e culturais”, disse o prefeito. “Segurança é dever do Estado, mas nós, enquanto Prefeitura, também devemos contribuir com as ações de combate à violência”, disse.
Estrutura 
As Polícias Civil e Militar apontaram a falta de efetivo e ferramentas de trabalho como as principais barreiras de combate ao crime no município. “Em janeiro, das 39 ocorrências, entre furtos e assaltos à residências e estabelecimentos comerciais, disparos, homicídios e tráfico de drogas, 7 tiveram autoria de adolescentes de 17 anos”, disse o Tenente Nascimento. Um dos principais fatores que contribuem para o crescimento do número de jovens que praticam atos infracionários, é a falta de impunidade. “A pior destruição para a sociedade é quando a impunidade se torna regra”, disse o Tenente.
Drogas
O Conselho Tutelar apresentou um dado preocupante. Em 2012, foram registrados mais de 200 casos de jovens envolvidos em furtos ou tráfico de drogas no município. Um dos conselheiros pediu que os programas sociais realizados pela SEMTHAS, como PETI e PROJOVEM, aconteçam de forma efetiva como forma de resgatar esses jovens para uma melhor qualidade de vida.
Mapeamento 
Edna Dantas, representante da secretaria municipal de educação, mostrou algumas alternativas para solucionar o problema, como o mapeamento – através das escolas – das famílias em situação de risco pelo tráfico de drogas, mobilização das lideranças comunitárias e ações nos bairros, além da implantação do ensino em tempo integral. A evasão escolar em 2013, divulgada pela SEMEC na última semana, mostrou que quase 500 crianças estão fora das escolas em Currais Novos, dado que preocupou todas as entidades e órgãos presentes na reunião.
Prevenção e combate 
“A violência cresce a cada ano, e a prevenção é o melhor remédio, e tudo começa através da família”, disse o vice-prefeito João Gustavo. “Vamos criar dois grupos, um preventivo e um combativo, para gerenciar essa situação, e assim, solucionarmos esse problema”, disse João. No final da reunião, o Prefeito Vilton Cunha delimitou algumas ações para ser implantadas em breve, como o monitoramento das principais vias, através do sistema Sidys Tv a Cabo, trabalho em parceria com a sociedade e criação dos grupos de trabalho.


FONTE: Vlaudey Liberato


DESIGNAÇÃO DO JUIZ LUIZ CÂNDIDO PARA CURRAIS NOVOS FOI ENGANO DO TJRN

juiz
O juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, usou o twitter nesta quarta-feira, (20), para informar que sua designação para atuar na comarca de Currais Novos, foi um engano da Assessoria de Imprensa do TJRN.
“Minha designação para Vara Criminal de Currais Novos saiu por engano da imprensa oficial. A Vara Criminal de Currais Novos está sendo conduzida – muito bem por sinal – pelo Juiz Marcus Vinicius, que deverá continuar enfrentando as dificuldades de lá até o provimento por um Juiz titular“, disse o magistrado no microblog.
A designação seria por tempo indeterminado em decorrência da suposta saída de Marcus Vinicius. A portaria com a designação equivocada foi a de número 248/2013, e saiu na edição desta terça-feira, (19), do Diário da Justiça Estadual.
Luiz Cândido ainda disse no twitter que “Na verdade, já respondo pela vara criminal e pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Caicó, já que sou titular da primeira“, afirmou.

Fonte: Sidney Silva


Professores da educação básica podem concorrer a vagas em cursos de licenciatura

São 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em mais de 92 instituições de educação superior.

Estão abertas as inscrições para cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), para professores em exercício, de todo Brasil. São 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 20 unidades da Federação.

Os professores interessados em participar dos cursos terão até dia 18 de março para se cadastrarem na Plataforma Freire, e precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função Docente ou Tradutor intérprete de libras. Os dados referem-se a informações atualizadas em 2012. As pré-inscrições devem ser validadas pela internet, na Plataforma Freire, pela secretaria à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março a 15 de abril de 2013.

Continue lendo em www.brasil.gov.br